Pesquisar

CineClube

A MAGIA DA TELA

CARAVELAS - BAHIA - BRASIL


CINE GLÓRIA, CINE TALISMÃ
ou SIMPLESMENTE CINEMA
assim era conhecido, hoje somente ruínas que o tempo preserva 


          
à esquerda, vista (casa com auto falante) do antigo cinema de Caravelas,
fundado em 1865 como Companhia de Teatro, transformado em cinema na década de 40 
e desativado em 1972, localizado na antiga Rua Grande, Hoje Rua 7 de Setembro 
ruínas do antigo Teatro e posteriormente cinema de Caravelas (criado em 1865 )
ruínas da máquina de projeção de filmes
do antigo cinema de Caravelas  

  • Cem Anos de Cineclubismo 

ou a presença do público no cinema 
(publicado na revista América Hoy,  no. 2, julho 2013 - Memorial da América Latina)

Cineclube como organização do público
Em outras palavras, cineclube não é uma reunião de especialistas, mas uma organização quase espontânea do público, que reage e busca ter voz num cinema em que frequentemente não se reconhece. Desde o início das projeções – e mesmo antes do cinema, com as lanternas mágicas – principalmente nos ambientes mais populares, com menos acesso a meios mais tradicionais de educação e cultura, já se usava as imagens para ilustrar palestras educativas, de proselitismo político ou religioso. Essas atividades se desenvolviam principalmente em associações e clubes populares e têm origem em ações de ajuda mútua, de organização política e estímulo cultural que vêm desde meados do século XIX. Ali estavam as primeiras sementes do cineclubismo que comemora este ano seu centenário formal.

Com a massificação do cinema a partir das salas fixas, de 1905 em diante, seu público inicial era fundamentalmente proletário e imigrante, e as salas – os famosos nickelodeonsonde o ingresso custava 5 centavos – simples, pobres e localizadas em bairros populares. Mas os filmes apresentavam o ponto de vista dos empreendedores capitalistas: assumiam uma temática próxima do gosto dessas modernas massas da cultura, o tratamento, no entanto, era seu oposto: a ridicularização do imigrante, o combate e censura às conquistas sociais, até mesmo (um pouco depois) a repressão ao público com uma força de polícia própria – origem dos lanterninhas uniformizados que marcarão épocas posteriores do cinema.

As salas de cinema eram locais de manifestações ruidosas, com o público cantando, vaiando, participando enfim de várias formas – e várias delas organizadas, como as siffleries(apitaços) parisienses. Desde essa época começam a surgir alternativas para um cinema que não mostrava e não representava os interesses daqueles públicos. Organizações operárias, entre outras (a Igreja também criou várias instituições que tratavam com o cinema, desde o início do século), alugavam salas e promoviam suas próprias sessões, começaram a produzir filmes. Há vários relatos nesse sentido, documentados pelo menos desde 1908. Em 1911, em Los Angeles, o jornal L.A.Citizen  fala de uma sala gerida por socialistas e feministas; um entrevistado explica que “nossa sala é o resultado da rebelião do público contra o que oferecem a ele" (Steven Ross, Working Class Hollywood, 1998).

O primeiro cineclube

Mas o provável primeiro caso realmente bem documentado da organização de um cineclube – com estatutos, sessões com debates e produção de filmes – é o do Cinéma du Peuple (Cinema do Povo), organização criada por militantes e simpatizantes anarquistas em Paris, em 1913. O programa do cineclube foi publicado no jornal Libertaire, de 13 de setembro; os estatutos foram registrados em 28 de outubro. O mote do cineclube era “Divertir, instruir, emancipar”. O Cinema do Povo teve vida curta, interrompida no ano seguinte pelo início da I Guerra Mundial. Mas deixou uma produção própria, quase inteiramente preservada, com títulos como As misérias da agulha, sobre o trabalho de costureiras; O velho doqueiro e A Comuna, sobre a insurreição de 1871, entre outros.

Um detalhe interessante é que a iniciativa dos anarquistas franceses foi bastante difundida, e chegou ao Brasil através de artigos de Neno Vasco, anarquista português muito ativo no Brasil que, em um de seus períodos de exílio em Portugal mandava para o jornal A Lanterna notícias do movimento internacional. De fato, na sequência dessas matérias, no seu número 242, de 8 de maio de 1914, o periódico traz o seguinte anúncio: “para tratar de fundar uma sociedade cujo objetivo será a propaganda social através do cinematógrafo, uma reunião será feita na próxima segunda-feira, 11 do corrente, às 19h30, no salão da Lega della Democrazia, na Rua Bonifácio, 39, 12º. Andar. Pede-se a todos os interessados que compareçam.” Não há contudo, confirmação da realização dessa reunião.

Também a igreja católica mantinha atividades voltadas para a formação de um público orientado pelos melhores princípios cristãos, embora isso fosse marcado por uma orientação pré-definida e não deva se confundir com o cineclubismo em que esse público se auto-organiza. O padre Pedro Sinzig, numa revista Vozes de Petrópolis de 1912 cita várias salas de cinema – paroquiais? comerciais? – católicas, como a do Centro Popular Católico, de Petrópolis, o Cinema Modelo de Belo Horizonte e o Cinema Católico de Recife.

América Latina

As pesquisas sobre público e cineclubismo são bastante raras em toda a historiografia do cinema; na América Latina esse problema se agrava profundamente. Isto contribui para manter velhos mitos e, no nosso caso particular, para consagrar os anos posteriores aos cineclubes “clássicos” franceses – e também espanhóis – como origem do cineclubismo em nosso continente. Certamente não é assim: os movimentos operários, principalmente, criaram em toda a América instituições próprias que promoviam atividades culturais; o que acontece é que não há pesquisas e grande parte dos documentos se perdeu ou não está organizada e/ou acessível. Não sabemos ainda até que ponto o dispositivo cinematográfico era utilizado nas associações, clubes, ateneus, círculos de debate, escolas, que os meios populares criaram em grande número na virada e início do século 20.

Por isso, nos países de maior tradição cinematográfica – do ponto de vista industrial -, que são a Argentina, o Brasil e o México, identificam-se os primeiros cineclubes no final dos anos 20, isto é, aqueles que surgiram por influência do cineclubismo europeu daquela década, a essa altura já consagrado. Na América Hispânica, foi a influência do Cineclube da Casa Universitária de Madri (que teve Buñuel entre seus fundadores) e da chamada “geração de 27”, através da Gazeta Literária, que deram origem ao Cineclube de Buenos Aires, em 1928, e o Cineclube Mexicano, em 1930. No Brasil foi o Chaplin Club, do Rio de Janeiro, também fundado em 1928, que é considerado até hoje o primeiro cineclube.

Na grande maioria dos outros países latino-americanos, as primeiras referências – e não será mera coincidência – surgem nos anos 50, justamente quando novamente se prestigiava um cineclubismo e uma cinefilia “de norma culta”, identificados com os críticos e cineastas da Nouvelle Vague. A partir dessa época os cineclubes se tornam bem visíveis em todo o continente. Mesmo nos três países com mais estrutura é também nessa época que os cineclubes proliferam e quando se pode notar as influências que exercem sobre os cinemas nacionais e suas instituições. De fato, antes dos anos 70 – quando surgem as primeiras escolas de cinema – todos os cineastas se formavam nos cineclubes. E as faculdades foram criadas com a geração de cineclubistas dos anos 50 – porque a geração seguinte, formada por aquela, já é a dos “cinemas novos” que, a partir dos cineclubes, renovou o cinema latino-americano e, em boa medida, de outras partes do mundo. No longo período em que pululavam ditaduras em nosso continente, uma importante resistência se organizou a partir dos cineclubes. A crítica cinematográfica profissional tem a mesma origem cineclubista. Os festivais de cinema surgem por iniciativa dos cineclubes e as cinematecas nacionais se organizam a partir de cineclubes. Elencar esses casos ultrapassaria qualquer espaço disponível num artigo como este. Mas, em resumo, nos países de maior e mais antiga cinematografia, os cineclubes foram responsáveis pela criação de uma cultura cinematográfica nacional, isto é, praticamente tudo – obras e instituições – que não vinha de Hollywood. Nos outros, os cineclubes praticamente se confundem com o que se possa identificar como cinema nacional: é neles ou a partir deles que se produziram os poucos filmes realizados antes da revolução digital; é nos cineclubes que se pratica e desenvolve o estudo, a crítica, a produção e a exibição de filmes diversos do discurso monolíngue estadunidense.

Paulo Emílio Salles Gomes, considerado uma espécie de patrono do cineclubismo brasileiro pode ser dado como um exemplo pessoal onde se encontram essas potencialidades que resultam das práticas cineclubistas. Aliás, em uma entrevista já no fim da vida, ele definia-se, enfim, como cineclubista, ou seja, era esse adjetivo que melhor englobava uma trajetória que envolvia política, ensino, crítica, teoria, que começou com o Clube de Cinema de São Paulo (do qual participou desde 1940), passando pela “conversão” absoluta ao cinema através de Plínio Sussekind (fundador do Chaplin Club), em Paris, e termina na Cinemateca (em 1957, o Clube de Cinema se torna Fundação Cinemateca Brasileira) e nos cursos de cinema das universidades de Brasília e de São Paulo. Louis Delluc, responsável, de certa forma, pela disseminação do termo cineclube, também pensava nesse tipo de relação com o cinema: foi o criador da palavra cineasta que, para ele, definia aquele que via, pensava e fazia cinema em todos os níveis. Em outras palavras, é o público organizado para se apropriar individual e coletivamente do poder e do sentido do cinema.

Na sociedade atual, o público é um conceito que praticamente se confunde com a totalidade do população, pois o principal meio de comunicação e socialização em todo o planeta são as mídias, controladas pela chamada indústria cultural ou de entretenimento. E, entre essas, a base fundamental é o audiovisual (cinema, tevê, internet, celulares, etc.), cuja linguagem matriz é a do cinema. Os cineclubes são a forma organizacional e mesmo institucional (existem nas legislações da maioria dos países do mundo) desse público, desse proletariado contemporâneo que não só não tem acesso aos meios de produção, mas igualmente não tem acesso aos meios de produção do seu próprio imaginário. Que não dispõe apenas de sua força de trabalho para vender, mas cuja subjetividade, hoje, é apropriada e comercializada ao simples aceder à internet e às ironicamente chamadas de redes sociais, de fato sob controle privado.

 26/04/2013
ACERVO E ACESSO
CINEMATECA BRASILEIRA É PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO
Na era da globalização, a rede digital que vivemos é de acesso a informação, mas aonde a quantidade tem mais importância que a qualidade. O Cineclubismo, como público organizado, que faz 100 anos agora em 2013, é a rede que se preocupa com a qualidade, com o acesso aos bens culturais audiovisuais, e tem sido assim em toda sua história.
Assim, o Cineclubismo  Brasileiro, em profunda sintonia com aqueles que defendiam o Cinema Brasileiro, como Paulo Emílio de Sales Gomes, ajudou a criar a CINEMATECA BRASILEIRA.
Portanto a Cinemateca é nossa, do Povo Brasileiro, mas qual acesso nosso povo tem a cinemateca, ao seu acervo?
Recentemente, um escândalo de desvios de recursos públicos envolveu a gestão passada da Cinemateca, inclusive desviando recursos do pouco que tivemos de politica de governo para promover o acesso, que foi o CINE MAIS CULTURA, aonde dezenas de cineclubes ainda nem ganharam seus prêmios de editais do Cine Mais, que já tiveram seu resultado concluído desde 2010.  E, os demais ficaram desarticulados e sem receber os filmes da Programadora Brasil, a que tinham direito.
É CRÍTICA, E UMA QUESTÃO DE ESTADO E SOBERANIA NACIONAL, A SITUAÇÃO DE ACESSO AOS CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS DE NOSSO PAÍS.
A Existência de Corrupção e privatização do interesse público agrava mais ainda, pois construímos com escassos recursos toda uma articulação de organização do público, envolvendo TV Públicas, trabalhando nas escolas, buscando as Secretaria de Educação, para fazer a Educação Pública cumprir seu papel. Porém, vimos na última gestão da Cinemateca, através do Sr. Carlos Magalhães, e da gestão anterior da SAV, em reunião em Porto Alegre com o CNC, na oportunidade para se explicarem sobre a suspensão do CINE MAIS CULTURA, e, ouvimos dele, de que não iria trazer o CINE EDUCAÇÃO para o movimento cineclubista se envolver, pois ele era elitista assumido, e, optou por privatizar um instituição pública e uma política de governo contratando uma só ONG para gerir este acesso das escolas ao cinema por esta ação CINE EDUCAÇÃO, envolvendo somente e tão somente seus pares, e alguns professores da USP, e, agora este desvio de dinheiro, e alguns de seus pares dizendo que ” invadiram sua casa”, quando se referia a Cinemateca Brasileira e a atuação da nova Ministra em demitir sua direção e fazer uma auditoria nesta INSTITUIÇÃO, a protegendo, por compreender ser ela fruto de lutas históricas do público brasileiro e todos seus cineastas, e a eles pertencerem.  
O potencial da organização cineclubista se mantem vivo mesmo sem recursos, dialogando com as escolas, Através dos Seminários Cinema e Educação que fizemos na gestão anterior do CNC, se mantem vivo exibindo nas grandes concentrações de público que são as periferias e o interior de nosso país. Na Bahia, aonde estamos ampliando agora para mais 54 novos cineclubes nas escolas estaduais, mesmo, ainda, sem politicas públicas sólidas. São exemplos pontuais, para vislumbrarmos como podemos atravessar este abismo, da falta de acesso, se envolvermos as organizações populares, as organizações do público brasileiro. Se politicas públicas existirem, se mais recursos e mais organizações populares acontecerem, atravessamos este abismo.
FIQUEMOS ALERTAS E UNIDOS
Saudações Cineclubistas
Gleciara Ramos
Representante Institucional da UCCBA

 24 de Março de 2013  

COMUNIDADE DE PONTA DE AREIA ASSISTIRÁ NESTA QUARTA-FEIRA DIA 27 ÀS 19h00 NA PRAÇA DA IGREJA CATÓLICA AO VISLUMBRANTE FILME DE MEL GIBSON "PAIXÃO DE CRISTO"

CINEMA É CULTURA

As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Gerini), sua mulher, que considera Jesus um santo.

TRAGA A SUA FAMÍLIA E VENHA ASSISTIR QUARTA-FEIRA 7 HORAS DA NOITE NA PRAÇA DA IGREJA CATÓLICA

APOIO CULTURAL: 
GRUPO DE JOVENS EDE SANTOS

FILMES E DOCUMENTÁRIOS EXIBIDOS 

  • Início das Exibições: 
  • 23 de Abril de 2012
  • Período das Exibições: 
  • de 23/04/2012 a 19/09/2012
  • Periodicidade das Exibições: 
  • Semanalmente
  • Total de Exibições: 
  • 38
  • Público Total das Exibições:  
  • 1.060
  • Número de Dias Exibições dos Filmes: 
  • 33
  • Maior Número de Público na Sessão: 
  • Circo Jamaica (113) Juerana  
  • Escola Rui Barbosa (111) - Barcelona
  • Praça de Alimentação (62) -Caravelas 
  • Escola Omar Cajá - (53) - Juerana
  • Escola Claudionora Nobre de Melo - (53) - Caravelas
  • Comunidade do Bairro da Portelinha - (52) - Caravelas
  • Menor Número de Público: 
  • Escola José Bonifácio - (10) - Nova Esperança
  • Perfil do Público: 
  • Estudantes/Pescadores/
  • Funcionários Públicos/Aposentados/
  • Comerciantes/Empregados de Empresas Privadas
  • Idade Média do Público:  
  • 18 Anos
  • Tipos de Filmes Exibidos: 
  • Cultural, Educacional e Ambiental
  • Quantidade de Filmes Exibidos:  
  • 91
  • Duração Média de cada Exibição:
  • 1 hora e 30 min
  • Localidades das Exibições: 
  • Nova Esperança - Juerana - Barra de Caravelas - 
  • Santo  Antonio de Barcelona - Ponta de Areia - CARAVELAS 
  • Informações atualizadas em: 
  • 27/06/2012 

RELATÓRIO DAS EXIBIÇÕES:

  • NOVA ESPERANÇA  - Público Total: 142

Local: Escola Municipal José Bonifácio

FILMES: 
  1. CAÇADORES DE SACI
  2. DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA
  3. ABROLHOS
  4. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE  (documentário)
  5. MUNDO MARINHO
  6. KIRIKOU
  7. RANGO
  8. O PÃO E O CÉU
  9. O MAIOR E O MENOR
  10. SALOMÃO
  11. TOM & JERRY
  12. O CORONEL E O LOBISOMEM
  13. A ÁRVORE DA SERRA
  14. UMA JANGADA CHAMADA BRUNA
  15. AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR PELA TERRA
  16. O AUTO DA COMPADECIDA
  •  BARRA DE CARAVELAS - Público Total: 116  
Local: Espaço Alternativo da Sra. Anginha - Público: 21

FILMES:
  1. CAÇADORES DE SACI
  2. O PÃO E O CÉU 
  3. MARÉ CAPOEIRA
  4. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE
Local: Sede da Lira Filarmônica Imaculada Conceição - FLIC - Público: 95 

FILMES:  
  1. OS RECIFES E CORAIS DE ABROLHOS
  2. RANGO
  3. MARÉ CAPOEIRA
  4. KIRIKOU 
  5. O CUSTO DO PROGRESSO
  6. PARE E PENSE: ISTO ESTÁ CERTO?
  7. AZUR E ASMAR
  8. 10 CENTAVOS
  9. O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS
  10. É ELE
  11. O NATAL DO BURRINHO
  12. PEIXE FRITO
  13. PEJERAMA
  14. ÍCARUS
  15. RUA DAS TULIPAS
  16. FRANKSTEIN PUNK
  17. FAZENDA DOS MACACOS
  18. CAÇADORES DE SACI
  • CARAVELAS - Público Total:  282 
Local: Bairro da Portelinha - Público: 52

FILMES:
  1. ABROLHOS
  2. 2012
Local: Escola Municipal Claudionora Nobre de Melo - Público:  122
FILMES:
  1. PONTO DE EQUILÍBRIO
  2. BRASILECO HIP HOP
  3. BRASILECO SAMBA
  4. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE  (documentário)
  5. NARRADORES DE JAVÉ (Turno noturno)
  6. 29º ANIVERSÁRIO DO PARQUE NACIONAL MARINHO DOS ABROLHOS (documentário)
  7. NARRADORES DE JAVÉ (Turno Matutino)
  8. 29º ANIVERSÁRIO DO PARQUE NACIONAL MARINHOS DOS ABROLHOS (Matutino)
  9. A MÁQUINA
 PARCERIA COM APESCA/RESEX CASSURUBÁ          
 Local: Mercado Municipal de Caravelas (Feira) - Público:  62  
FILMES:
  1.  MARÉ CAPOEIRA
  2. DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA
  3. CAÇADORES DE SACI
  4. DE ONDE VEM A LUA
  5. DE ONDE VEM O SOL
  6. DE ONDE VEM O PAPEL
  7. OS GUARDIÕES DA BIOSFERA (MATA ATLÂNTICA)
Local: Praça de Alimentação de Caravelas - Público:  62  
FILMES:
  1. 10 CENTAVOS
  2. 5 X FAVELA
  3. VÍDEO DOUMENTÁRIO PRODUZIDO EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE PONTA DE AREIA (2011)
  4. O AUTO DA COMPADECIDA
  5. A CARTA DA TERRA
  6. ABROLHOS
  • PONTA DE AREIA - Público Total:  167
Local: Escola Municipal Alda Nunes Santos


FILMES:
  1. O GOLFINHO
  2. MARÉ CAPOEIRA
  3. KIRIKOU
  4. BRASILECO HIP HOP
  5. BRASILECO SAMBA
  6. PAISAGENS DE MENINOS
  7. O MOLEQUE
  8. THAINÁ-KHAN, A GRANDE ESTRELA 
  9. O HOMEM E OS RECIFES
  10. BMW VERMELHO
  11. AZUR E ASMAR
  12. TOM & JERRY
  13. É ELE
  14. O RETORNO DA PANTERA COR DE ROSA
  15. CAÇADORES DE SACI
  16. AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR SOBRE A TERRA
  17. O AUTO DA COMPADECIDA 
  • JUERANA - Público Total:  180  
Local: Escola Municipal Omar Cajá

FILMES:
  1. MARÉ CAPOEIRA
  2. NARRADORES DE JAVÉ
  3. A CARTA DA TERRA
  4. BRASILECO - HIP HOP
  5. PRO DIA NASCER FELIZ
  6. O HOMEM E OS RECIFES (EXIBIDO NO CIRCO JAMAICA)
  7. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO RALILE (PRAÇA PÚBLICA)
  8. A MÁQUINA (PRAÇA PÚBLICA)

  • SANTO ANTONIO DE BARCELONA  -   Público Total: 111

SEMANA DE CULTURA 
Escola Rui Barbosa  
FILMES EXIBIDOS:
  1. AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR SOBRE A TERRA
  2. MARÉ CAPOEIRA
  3. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE
  4. A MÁQUINA
NOTA DE ESCLARECIMENTO:

NÃO FORAM EXIBIDOS FILMES NOS DIAS 02, 03, 16 e 21/05/2015 E 11/06/2012 EM VIRTUDE DAS CHUVAS NAS RESPECTIVAS LOCALIDADES E NO DIA 18/06 EM VIRTUDE DE EVENTO FESTIVO NA COMUNIDADE DE NOVA ESPERANÇA. 

 =================================================================

01/06/2012

NO DIA 09 DE JUNHO O CINE CLUBE PROFESSOR RALILE MARCARÁ PRESENÇA NA HONROSA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO JORNAL COMUNITÁRIO "O SAMBURÁ". A  PARTICIPAÇÃO ACONTECERÁ COM A EXIBIÇÃO DE FILMES PARA A COMUNIDADE       NA PRAÇA DA IGREJA EM BARRA DE CARAVELAS. VALEU GALERA!

31/05/2012

COMUNIDADE DE APARAJU, VOLTA MIÚDA E TAQUARI 

RECLAMAM  POR NÃO TEREM ACESSO AS EXIBIÇÕES 

DE FILMES DO CINE CLUBE

11/05/2012

CINE CLUBE REALIZA PARCERIA COM A 
APESCA / RESEX CASSURUBÁ PARA EXIBIÇÕES DE FILMES

15 de Maio de 2012 

Reunião realizada no dia 15 de Maio na Sede da APESCA-Associação de Pescadores de Rede de Arrasto, Boeira, Fundo de Arraieira de Caravelas com a presença da Coordenadora Ambiental Sra. Tatiana Passos Gomes, Sr. Athaíde, Sr. Lixinha da AMPAC e representante da Fundação Professor Ralile e Cine Clube Professor Ralile, efetivou-se a parceria para fazer as EXIBIÇÕES DE FILMES em Barra de Caravelas, Ponta de Areia e Caravelas. Este procedimento faz parte do Projeto de Educação Ambiental da RESEX CASSURUBÁ, o qual é voltado para as Comunidades, principalmente de Pescadores e Marisqueiras. Ficou combinado que as exibições serão realizadas uma vez por mês em cada uma das comunidades citadas. A APESCA irá disponibilizar um Gerador de Energia e Equipamentos necessários para utilização no evento (máquina fotográfica, notebook, combustível, bicicleta de som e Equipe Técnica). Os filmes a serem utilizados serão do acervo do Cine Clube Professor Ralile e da APESCA. Abaixo, segue o CALENDÁRIO DAS EXIBIÇÕES:

DATAS E LOCAIS
* 24 de maio – Quinta-feira
Caravelas – (Galpão da feira ou Escola Almir Santana Soares) 18:00h.
* 19 de junho – Terça-feira
Barra (Filarmônica ou Espaço Alternativo da Sra. Anginha) 19:00h.
* 04 de julho – Quarta-feira
Ponta de Areia (Quadra ou Escola Alda Nunes dos Santos) 19:00h.

         COMUNICADO

O Cine Clube Professor Ralile, através de sua Diretoria, comunica que voltará as atividades de EXIBIÇÕES DE FILMES a partir do dia 23 de ABRIL e que estará atendendo as seguintes localidades do município: 

Alteração na Programação das Exibições dos Filmes

  • Nova Esperança (Segundas-feiras) ÁS 17 horas (ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO) ou IGREJA CATÓLICA DE SANTO EXPEDIDO, 

  • Juerana (Segundas-feiras) ÀS 19 horas (AUDITÓRIO DO COLÉGIO OMAR CAJÁ) ou Praça da Estação Ferroviária,

  • Barra de Caravelas (Terças-feiras) ÀS 19 horas (FLIC-FILARMÔNICA LIRA IMACULADA CONCEIÇÃO ou Espaço Alternativo da Sra. Anginha 

  • Ponta de Areia (Quartas-feiras) ÀS 19 horas (Escola Municipal ALDA NUNES DOS SANTOS ou Praça da Igreja Católica

  • Caravelas (Quintas-feiras) ÀS 19 horas (ESCOLA CLAUDIONORA NOBRE DE MELLO ou BAIRRO DA PORTELINHA).

A decisão só foi possível em virtude do Projeto Aprendendo com a Mídia - Criando rotas para o futuro que veio para o fortalecimento destas e outras ações e que tem o financiamento direto do Instituto Votorantim e Fíbria Celulose S/A.

   quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CARTA ABERTA DOS 
CINECLUBES DA BAHIA UCCBA

Todos que trabalhamos com Cinema e Audiovisual no Brasil e todos cidadãos informados sabemos que o acesso a produção deste setor, ou seja, distribuição e a exibição, só existe praticamente em shopping, ou seja, é uma vergonha para o pais, o ponto mais fraco de todo audiovisual. Mesmo assim, no Brasil, milhares de iniciativas de movimentos sociais, de associações representativas da sociedade trabalham, resistem, levando o cinema, a produção brasileira, de curtas e longas, para suas comunidades, para que elas sobrevivam a um mundo de violência e abandono do Estado, em educação e cultura.
O mínimo que conhecemos de politica cultural para o acesso ao audiovisual que fortalece este trabalho voluntário de associações, reconhecidas legalmente pela ANCINE como cineclubes, é o CINE MAIS CULTURA, que possibilitou equipar, qualificar e disponibilizar acervo de filmes brasileiros a mais de 1500 associações do sertão, de comunidades da floresta, ribeirinhas, e comunidades de periferia. Na Bahia, somos em torno de 200 cineclubes, e mesmo não tendo nenhum incentivo governamental para sua sustentabilidade, SOBREVIVEMOS, e a metade, ou seja, cerca de 100 cineclubes exibe regularmente toda semana.
O principal público são as crianças e a principal parceria é das Escolas.
PRECISAMOS ALERTAR TODA SOCIEDADE E PEDIR UM ESCLARECIMENTO AO MINC, através de sua Ministra Ana Buarque de Hollanda, apesar da Secretaria de Audiovisual MINC, ter se comprometido, publicamente, a ajudar os cineclubes a realizar o SEMINÁRIO CINECLUBISMO- CINEMA E EDUCAÇÃO, como forma de aproximar o mundo da Educação ao mundo da Cultura, potencializando estes cineclubes que já atuam com as escolas, unificando procedimentos do MINC e MEC e economizando recursos, aparece agora a divulgação de uma proposta de um programa CINE EDUCAÇÃO, que não trabalhará com nenhum destes CINECLUBES, cujos recursos governamentais ajudaram a equipar com o CINE MAIS CULTURA, mas com recursos indo para uma só ONG de São Paulo. Ou seja, além de não ajudar toda esta rede voluntária, experiente, e representativa de várias partes e diversidades culturais do país, despreza todo recurso público aplicado em um PROGRAMA DE GOVERNO DURANTE ANOS. E PIOR, DECEPCIONA A EXPECTATIVA CRIADA COM O COMPROMISSO ASSUMIDO PELO MINC COM ESTE MOVIMENTO, ATRAVÉS DE SUA ENTIDADE NACIONAL – O CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES, DE FORTALECER A RELAÇÃO DOS CINECLUBES COM A EDUCAÇÃO.
A situação é ainda mais grave quando compromissos legais, assumidos por 17 Editais, já realizados, e, já selecionadas mais de 400 entidades para serem contempladas pelo CINE MAIS CULTURA, com estes equipamentos de exibição e filmes brasileiros da Programadora Brasil, e até agora nada foi feito, correndo o risco destas entidades não receberem seus prêmios, como aconteceu com Pontos de Cultura, se passado muito tempo e se caracterizar a perda do “objeto”. Na Bahia temos nesta situação, cineclubes de Lauro de Freitas, em Edital do MINC com a Prefeitura deste Município. 
A UNIÃO DE CINECLUBES DA BAHIA solicita da Ministra um posicionamento público para a resolução destes dois problemas, que demonstram total descompromisso com a crítica realidade do acesso ao Audiovisual do país, e descaso com o dinheiro público, e com a rede de associações REPRESENTATIVAS da sociedade, a maioria da população mais vulnerável. 
GLECIARA RAMOS
REPRESENTANTE INSTITUCIONAL DA UCCBA

       NOTA DE ESCLARECIMENTO

11/11/2011
O CINE CLUBE PROFESSOR RALILE, no uso de suas atribuições e através de sua Diretoria, comunica que em virtude de defeito ocorrido no EQUIPAMENTO de SOM,  suspenderá as exibições dos filmes temporariamente até o efetivo conserto no referido equipamento. O fato se deu devido a sobrecarga de energia na corrente elétrica no setor de exibição. Pedimos a compreensão de todos e logo possamos regularizar, voltaremos a normalidade.
Muito Obrigado.


O CINE CLUBE PROFESSOR RALILE
  CONTA COM AS SEGUINTES PARCERIAS: 
REDE DE APOIO
  • CINE MAIS CULTURA - (EQUIPAMENTOS/AUTORIZAÇÃO)
  • UNIÃO DE CINE CLUBES DA BAHIA - (DIVULGA AS AÇÕES/APOIO)
  • ICMBIO/CARAVELAS - (IMPRESSÃO DE ANÚNCIOS/COMPUTADOR/ESPAÇO)
  • SOCIEDADE RECREATIVA DE DESPORTOS BAHIA E MINAS - (ESPAÇO FÍSICO)
  • FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE - (GESTORA/DIVULGADORA) 
  • AVENIDA FILMES - (EQUIPE TÉCNICA) 
  • INSTITUTO VOTORANTIM - (Financiamento)
  • FÍBRIA CELULOSE S/A - (Financiamento)
  • COLÉGIO POLIVALENTE DE CARAVELAS - (Espaço Físico)
  • ESCOLA CLAUDIONORA NOBRE DE MELLO - (Espaço Físico)
  • SENHORA ANGINHA - (Espaço Físico/Mobilização)
  • ÓTIMA FM 104.9 - (Divulgação/Comunicação)
  • ESCOLA OMAR CAJÁ - (Espaço Físico)
  • ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO - (Espaço Físico)
  • IGREJA DE SANTO EXPEDITO - (Espaço Físico)
  • ESCOLA ALDA NUNES DOS SANTOS - (Espaço Físico)
  • COMUNIDADE DO BAIRRO DA PORTELINHA - (Espaço Físico/Mobilização)
  • CAPOEIRA MALÍCIA - (Espaço Físico)
  • JORNAL COMUNITÁRIO O SAMBURÁ - (Divulgação/Promoção) 
  • APESCA - Associação de Pescadores de Rede de Arrasto, Boeira, Fundo de Arraieira de Caravelas
Em 2012 a FUNDAÇÃO RALILE IRÁ RECICLAR JOVENS
PARA ATUAR COM FOTOGRAFIA, REPORTAGENS E EXIBIÇÃO DE FILMES

A DIRETORIA DA FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO RALILE, COMUNICA QUE DENTRO EM BREVE ESTARÁ FAZENDO RECICLAGEM DE JOVENS A PARTIR DOS 15 ANOS DE IDADE EM SITUAÇÃO ESCOLAR PARA ATUAREM COM REPORTAGENS, FOTOGRAFIAS E EXIBIÇÃO DE FILMES _ ATRAVÉS DO CINE CLUBE PROFESSOR RALILE. A MEDIDA É AMPLIAR OS HORIZONTES E OFERECER MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇOS AO PÚBLICO. 

PARCERIA PROMOVE CINEMA
NAS ESCOLAS DE PONTA DE AREIA

As Escolas do Distrito de Ponta de Areia, puderam vivenciar um novo entretenimento associado ao aprendizado. Isso se deu nas exibições de filmes pelo Cine Clube Professor RalileOs Diretores, Professores e Alunos participaram ativamente na construção dos debates e discussões provocadas. Após as exibições cada Escola foi contemplada com um exemplar da História de Caravelas doado pela Fundação Professor Ralile.

 ESCOLA MUNICIPAL ALDA NUNES SANTOS
(Exibições nos turnos: Matutino/Vespertino/Noturno)



ESCOLA MUNICIPAL EDE SANTOS
(Exibições nos turnos: Matutino/Vespertino)
 

Fotos: Fundação Ralile
veja página: "CINE CLUBE"

Em 2011 

    NOSSOS AGRADECIMENTOS À TODOS OS APOIAM  

 

PROJETO  "CIN'EDUCA"

    PROJETO 100 ANOS 
DE CINEMA DA BAHIA
  • FILMES:
  • 10 centavos, A grande feira, A morte das velas do recôncavo, Adeus Rodelas
  • Anil, Bahia, Bahia de Todos os Santos, Barravento, Boi Aruá, Brabeza, Catálogo de meninas
  • Caveira my friend, Comunidade do Maciel - há uma gota de sangue em cada poema,
  • Diamante Bruto, Eu me lembro, Gato / Capoeira, Memória de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorobó, Meteorango Kid - herói intergalático, Mr. Abrakadabra!
  • Na Bahia ninguém fica de pé, O capeta Carybé, O Guarani, O mágico e o delegado
  • Pátio, Redenção, Samba Riachão, Sob o ditame de Rude Almajesto (sinais de chuva)
  • Superoutro, Um dia na rampa, Vadiação
Em 2010, a Fundação em parceria com a CONSULTORIA MANANCIAL desenvolveu o Projeto "CIN' EDUCA" do CINE MAIS CULTURA onde foi comtemplada.  
Em 26 de Maio do corrente ano foram recebidos os Equipamentos e a partir de julho começamos a programação do CINE MAIS CULTURA com a exibição de filmes.
Essa realização nos dá o suporte para a exibição de documentários, filmes nacionais e na produção de vídeos comunitários.
Por circunstâncias administrativas, a Fundação Professor Benedito Ralile e a Equipe do Projeto CIN'EDUCA, foram obrigadas a procederem alteração no cronograma de exibição dos filmes, onde firmaram parceria e acordo com o Clube Sociedade Recreativa Bahia e Minas de Ponta de Areia (que fica localizado no Distrito de Ponta de Areia  _ distante da Sede 3 km), para fazer as suas exibições todas as SEXTAS-FEIRAS (a partir de 01/07/2011) no horário das 19 horas. Estamos debatendo outras formas para exibições extras. O Presidente da Sociedade Recreativa "Sr. Aldicélio Guimarães" disse-nos: "...há muito tempo esperava algo valoroso acontecer para oferecer uma forma de entretenimento à comunidade, muito obrigado. A Fundação está tentando buscar parcerias para a melhoria da infraestrutura da Recreativa...A partir de 2012 passamos a exibir filmes diariamente em 8 comunidades e escolas do município  atingindo mensalmente mais de 1 mil 500 pessoas.


FILMES EXIBIDOS 
R E L A T Ó R I O S


Relatório Contínuo
Mês de JULHO/2011

CINEMA NA SEXTA


Razão Social:
FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO RALILE

Nome do Cineclube:
CINE CLUBE PROFESSOR RALILE
Nome do local de exibição:
SOCIEDADE RECREATIVA DE DESPORTOS BAHIA E MINAS (Recreativa)

Endereço completo do local de exibição:
RUA PRES. GETÚLIO VARGAS, S/N – PONTA DE AREIA – CARAVELAS – BAHIA – CEP 45900-000

Nome do responsável pelo preenchimento deste Relatório:
CARLOS BENEDITO DE SOUZA






Sessão 1  (ESTRÉIA)

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
01/07/2011
Capacidade da sala: 200 PESSOAS

( X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA (100 ANOS DE CINEMA)
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19:00 h

Número de espectadores:
35

Nome do filme***:
BARRAVENTO
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

GLAUBER ROCHA
Ano:
1961
Duração:
81 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
Na provocação do debate, o público considerou que este filme reflete uma parte da realidade da classe de pescadores no Brasil, inclusive aqui na comunidade de Ponta de Areia e relataram as dificuldades que atravessa a pescaria artesanal. Este filme atraiu mais a atenção dos adultos. O Presidente do Clube Recreativa _ Sr. Aldicélio, disse que este projeto veio para contribuir com os anseios da comunidade e oferecer uma alternativa de entretenimento e lazer para os moradores. 





Sessão 2

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
08/07/2011
Capacidade da sala:
200 pessoas


( x ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
LOCADORA
(   ) Filme estrangeiro
       (  ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18 HORAS

Número de espectadores:
50

Nome do filme***:
O GRILO FELIZ
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Walbercy Ribas & Rafael Ribas

Ano:
2001
Duração:
81 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
Feita a provocação, acharam encantador os desafios enfrentados pelo Grilo e a sua maneira de ajudar os amigos (cantando). Foi apresentado também que em nossa vida passamos por desafios e que devemos ter perseverança para lidar com os mesmos. Citaram alguns exemplos... (uma criança admirando a Tela de Projeção disse: "puxa tio aqui é bom que tem televisão grande e nem tem o botão de ligar...





   
Sessão 2

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
 08/07/2011
Capacidade da sala:
200 pessoas

(  x ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
LOCADORA
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19:15

Número de espectadores:
15

Nome do filme***:
O CHOFER DE PRAÇA
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
MILTON AMARAL

Ano:
1958
Duração:
95 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
Consideraram magnífico o roteiro, a participação e o desempenho do ator-cineasta Amacio Mazzaropi (reportando-nos) aos dias atuais, quando alguns pais (famílias) do interior saem da roça ou vendem propriedades, bens ou algo assim para (investir) ver o filho (a) formado(a) com um diploma na mão. Essa luta de Jeca ainda hoje pode ser vivenciada pelo interior do Brasil. Como disseram: ...muitos não conseguem ou o filho não condiz com o desejado... parabéns




Sessão 3

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
15/07/2011
Capacidade da sala:
200

( ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?

( x  ) Filme estrangeiro
       ( X ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18:00

Número de espectadores:
50

Nome do filme***:
A PRINCESA E O SAPO
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros
The Princess and the Frog

Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Ron Clements & John Musker

Ano:
2008
Duração:
97 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
O público considerou o filme uma perfeição e foi despertada a atenção de uma moça negra (garçonete) que tinha um sonho a realizar em sua vida e que para conseguir chegou a se envolver com o príncipe...acharam que devemos persistir em nossas idéias e realizações (construímos uma opinião da necessidade de se estudar e de termos uma profissão para alcançarmos os nossos ideais)






Sessão 3

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
15/07/2011
Capacidade da sala:
200


( x ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
LOCADORA
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19:15

Número de espectadores:
80

Nome do filme***:
A MULHER INVISÍVEL
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Cláudio Torres

Ano:
2009
Duração:
105 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
A  maioria considerou que o filme só tem motivação por causa do ator Selton Melo que é um grande comediante. Apesar de provocados, não quiseram opinar sobre outras possíveis considerações. 






Sessão 4

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
22/07/2011
Capacidade da sala:
200


(   ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?

( x  ) Filme estrangeiro
       ( X ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18:00
Número de espectadores:
50

Nome do filme***:

PROCURANDO NEMO 5
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros
Finding Nemo



Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Andrew Stanton
Ano:
2003
Duração:
101 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
A opinião do público considera que o filme retrata (principalmente) o amor à família (no caso pai pelo filho) e ressaltaram de que os filhos não podem ser desobedientes...deve existir união.





Sessão 4

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
22/07/2011
Capacidade da sala:
200


(   ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?

( x  ) Filme estrangeiro
       ( X ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
20:30
Número de espectadores:
35

Nome do filme***:
O Mestre dos Mares

Título original:
Apenas para filmes estrangeiros
The Far side of the Word


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Peter Weir
Ano:
2003
Duração:
 140 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
A opinião foi de que consideraram muito confusos, mas, que no contexto final produzir filme de guerra não passa ensinamentos... senão fazer guerra e bastante violência. Foi desestimulante.






Sessão 5


Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
29/07/2011
Capacidade da sala:
200


(   ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?

(  x ) Filme estrangeiro
       ( X ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18:00
Número de espectadores:
43

Nome do filme***:
Tom & Jerry – Aventuras (vol.1)

Título original:
Apenas para filmes estrangeiros
Tom and Jerry – Tales – vol. 1


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Gene Deitch
Ano:
2008
Duração:
  88 min

Descrição da Sessão**

Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
É o filme de atração desse público..ao final, indagados, disseram que não devemos perseguir as pessoas e nem maltratá-las, que devemos ser amigos... 





Sessão 5

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
29/07/2011
Capacidade da sala:
200


(   ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?

(  x ) Filme estrangeiro
       (  x ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19:50

Número de espectadores:
70

Nome do filme***:
SCOOB DOO 4
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros
Curse of the lake monster

Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Brian Levant
Ano:
2010
Duração:
90 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). O público jovem que participa em sua maioria são estudantes entre 8 e 18 anos de idade e os adultos (minoria) 60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
Motivados pelas atrapalhadas da dupla (Scoob e Salsicha) e efeitos tecnológicos aplicados ao filme, eles viram a forte amizade que existe entre ambos, a sinceridade e disseram que scoob come muito e que não devemos ser assim e que a sinceridade é muito importante em nossa vida.





Sessão 5

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
29/07/2011
Capacidade da sala:
200


(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
LOCADORA
(   ) Filme estrangeiro
       (  ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
22:00

Número de espectadores:
30

Nome do filme***:
MUITA CALMA NESSA HORA
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Felipe Joffily
Ano:
2010
Duração:
 92 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
Dia anterior (quinta-feira) saímos pelas ruas do lugarejo pregando os cartazes de anúncios dos filmes e convidando a comunidade (os cartazes são confeccionados com o apoio do ICMBio-local). No dia seguinte, 16 horas, carregamos os materiais/equipamentos de nossa casa para o local de exibição (não oferece segurança), montamos, testamos e deixamos exibindo curtas sobre o meio ambiente (Abrolhos ou vídeos de nossa própria produção) até momento exato da exibição. Não possuímos cadeiras e nem recursos para adquirir (as pessoas levam/tomamos algumas emprestadas). A infra-estrutura encontra-se em situação precária (foi a única que conseguimos). A comunidade é carente (pescadores/marisqueiras). Os filmes exibidos no Clube Recreativa são escolhidos pela Diretoria da Fundação Ralile/Cine Clube e em alguns momentos (após as exibições) indagamos sobre QUE TIPO DE FILME GOSTARIAM DE ASSITIR NA PRÓXIMA SESSÃO: A MAIORIA OPINA POR FILMES DE GUERRA/TERROR (nós ainda não atendemos este pedido, talvez esteja aí o baixo público).  Os espectadores para esse filme foi predominantemente de adultos entre 18/60 anos. Não cobramos taxa de manutenção. Exibimos sempre mais de um filme. Estamos construindo parceria com as escolas para fomentar a participação e exibir os filmes (escolhidos pelos professores/alunos e diretores) nas próprias escolas. Nossos apoiadores são: ICMBio (cartazes), Sociedade Recreativa Bahia - Minas (espaço físico), Fundação Professor Ralile (organizadora/produtora dos vídeos). Nós pagamos a taxa de energia mensal do Clube. Além dos cartazes, o blog da Fundação Professor Ralile (wwwfundacaoralile.blogspot.com) são as ferramentas de divulgação que possuímos. Montamos uma pequena lanchonete (ver blog) para nos dias de exibições angariarmos fundos para ajudar nas despesas (vendemos em média 15/20 reais/noite).
Apesar de acharem o filme bonito (lugar onde foi filmado - Búzios) acharam que a motivação maior foi a jovem "Estrela" lutando para encontrar o seu pai...e o quanto é importante se ter amigos (lembrando da comemoração do aniversário)







Relatório Contínuo
Mês de AGOSTO/2011

CINEMA NA SEXTA
Razão Social:
FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO RALILE

Nome do Cineclube:
CINE CLUBE PROFESSOR RALILE
Nome do local de exibição:
SOCIEDADE RECREATIVA DE DESPORTOS BAHIA - MINAS

Endereço completo do local de exibição:
RUA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, Nº. 529 – DISTRITO DE PONTA DE AREIA – CARAVELAS - BA

Nome do responsável pelo preenchimento deste Relatório:
CARLOS BENEDITO DE SOUZA





Sessão 1

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
05/08/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
CINE CLUBE CARAVELAS
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18:00

Número de espectadores:
50

Nome do filme***:
ITAJARA E A FANTASMA DO FAROL 
(Homenagem aos 150 anos do Farol de Abrolhos)
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
FÁBIO NEGRÃO, MARCELO LOURENÇO, ITAMAR DOS ANJOS e DÓ GALDINO

Ano:
2005
Duração:
60 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS. CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. Construída a discussão, relataram de que o filme foi bom e que ninguém deveria explorar o arquipélago de abrolhos e torceram para que se isso vier acontecer que a fantasma do farol lá esteja para proteger e expulsá-los. Falamos da importância do Arquipélago e do Farol.





Sessão 2

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
12/08/2011
Capacidade da sala:
200

( X  ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
LOCADORA
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19 horas

Número de espectadores:
60

Nome do filme***:
TICO E TECO
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Jack Hannanh

Ano:
2005
Duração:
60 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES). CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. NÃO HOUVE DISCUSSÃO/DEBATE.




Sessão 3

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
16/08/2011
Capacidade da sala:
PRAÇA
( X  ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
DOCUMENTÁRIO PRÓPRIO
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:

19 horas
Número de espectadores:
150

Nome do filme***:

Documentários: HOMENAGEM AOS PESCADORES (POVOS DO MAR)
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Avenida Filmes/Fundação Professor Ralile
Ano:
2011

Duração:
30 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DO DISTRITO DE PONTA DE AREIA E AOS SEUS MORADORES (MAIORIA PESCADORES/MARISQUEIRAAS) PRODUZIMOS UM VÍDEO-DOCUMENTÁRIO O QUAL FOI EXIBIDO PRIMEIRAMENTE NA NOITE DE HOMENAGENS DO ICMBIO, CUJOS HOMENAGEADOS RECEBERAM COMENDAS, LIVROS E TIVERAM UM JANTAR EM COMEMORAÇÃO.





Sessão 4

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
26/08/2011
Capacidade da sala:
PRAÇA

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
Fundação Professor Ralile
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

19 HORAS
Número de espectadores:
200

Nome do filme***:
HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DE LOURDES
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Carlos Ralile
Anerivan reinalda

Ano:
2011
Duração:
30 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
VÍDEO DOCUMENTÁRIO QUE RETRATA HISTÓRIA DO DISTRITO DE PONTA DE AREIA, EM ESPECIAL, A FESTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES (local de devotos da Santa). FOI EXIBIDO EM PRAÇA PÚBLICA E O PÚBLICO CORRESPONDEU, POSTERIORMENTE, TIRAMOS CÓPIAS E DISTRIBUIMOS AOS CONVIDADOS E APOIADORES. USAMOS AS CADEIRAS DA IGREJA CATÓLICA.



Relatório Contínuo
Mês de SETEMBRO/2011

CINEMA NA SEXTA


Razão Social:
FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO RALILE

Nome do Cineclube:
CINE CLUBE PROFESSOR RALILE
Nome do local de exibição:
SOCIEDADE RECREATIVA DE DESPORTOS BAHIA - MINAS

Endereço completo do local de exibição:
RUA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, Nº. 529 – DISTRITO DE PONTA DE AREIA – CARAVELAS - BA

Nome do responsável pelo preenchimento deste Relatório:
CARLOS BENEDITO DE SOUZA





Sessão 1

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
02/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18:30

Número de espectadores:
50

Nome do filme***:
CAÇADORES DE SACI
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

SOFIA FEDERICO
Ano:
2005
Duração:
13 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. A COMUNIDADE DO LOCAL ESTÁ ACOSTUMADA A VER MUITO FILME DE VIOLÊNCIA E ISTO TEM PREJUDICADO O Nº DE PÚBLICO PRESENTE EM NOSSAS SESSÕES. ESTAMOS TRABALHANDO PARA CONCEITUAR OUTROS PRINCÍPIOS NO SENTIDO DE TEREM OUTRA OPÇÃO. O FILME EXIBIDO LEMBROU (segundo os espectadores) QUE OS SEUS PAIS DISSERAM QUE NÃO EXISTEM SACIS E TAMBÉM ELES SÃO MALVADOS E QUE NÃO DEVEMOS IMITÁ-LOS E QUE O MELHOR É ESTUDAR PARA SER GENTE IMPORTANTE E NÃO VIRAR UM SACI.






Sessão 1

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
02/09/2011
Capacidade da sala:
200

( X  ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMDORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19 HORAS

Número de espectadores:
45

Nome do filme***:
PAISAGENS DE MENINOS
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

FERNANDO SEVERO
Ano:

2003
Duração:

25 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. FOI DISCUTIDO PELOS ESPECTADORES QUE NÃO DEVEMOS ENGANAR OS NOSSOS PAIS E NEM NOS JUNTARMOS A PESSOAS COM MAUS COMPORTAMENTOS.





Sessão 1

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
02/09/2011
Capacidade da sala:
200

( X  ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMDORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
20 HORAS

Número de espectadores:
10

Nome do filme***:
BOLEIROS, ERA UMA VEZ O FUTEBOL
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

UGO GEORGETTI
Ano:

1998
Duração:

97 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. NÃO GOSTARAM DO FILME EXIBIDO PORQUE NUNCA OUVIRAM FALAR DOS JOGADORES QUE ESTAVAM COMENTANDO E ACRESCENTARAM DE QUE OS HOMENS QUE ESTAVAM FAZENDO OS COMENTÁRIOS/CONVERSANDO USAVAM MUITO DE BEBIDAS E CIGARROS E ISTO PODIA VER QUE DEIXAVAM AS SUAS FAMÍLIAS SOZINHAS EM CASA PARA BEBER E FUMAR. DISSERAM QUE DÃO MAL EXEMPLO. ANTES DE ENCERRAR O FILME OS ESPECTADORES (CRIANÇAS) SAIRAM DA SALA DE EXIBIÇÕES E FICAMOS SOZINHOS.




 
Sessão 2 – CINEMA NAS ESCOLAS (ESCOLA MUNIICPAL ALDA NUNES)

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
06/09/2011
Capacidade da sala:
100

( X  ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMDORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
09:50 HORAS

Número de espectadores:
100

Nome do filme***:
AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR SOBRE A TERRA
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

BETSE DE PAULA
Ano:

2005
Duração:

13 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
PREVIAMENTE AGENDADO, DIAS ANTERIORES CONTACTAMOS AS ESCOLAS ATRAVÉS DE SEUS DIRESTORES, PROFESSORES, FALAMOS DO PROJETO, DEIXAMOS OS FILMES PARA QUE FIZESSEM AS ESCOLHAS E POSTERIORMENTE VOLTAMOS PARA AGENDAR AS EXIBIÇÕES. NO DIA DAS EXIBIÇÕES CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES (UM PARCEIRO NOS AJUDOU COM O SEU CARRO/SR. LIXINHA), INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS E FICAMOS AGUARDANDO O MOMENTO. A DIRETORIA CONVIDOU OS ALUNOS A ASSISTIREM O FILME (DISSE PARA OS MESMOS) QUE DURANTE A SEMANA ESTARIA DISCUTINDO O QUE ASSISTIRAM E IRIAM FAZER UM RELATÓRIO/REDAÇÃO/CARTAZ EXEMPLIFICANDO O QUE ENTENDERAM E QUE CONSTASSE NA OPINIÃO OUTRO SENTIDO PARA O FILME (CASO QUISESSEM MUDAR ALGUMA CENA). FOI MUITO IMPORTANTE E PRODUTIVO PARA TODOS. A ESCOLA FICOU DE AGENDAR OUTRA OPORTUNIDADE. ESTAMOS TENTANDO INSERIR O PROJETO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO. AS CRIANÇAS POR SUA VEZ DISSERAM QUE NÃO DEVEMOS MENTIR E QUE DEVEMOS CONFIAR EM DEUS. NADA EXISTE SEM ELE. FIZEMOS VÁRIAS PROVOCAÇÕES, OS PROFESSORES E DIRETORES COLABORARAM BASTANTE NA CONSTRUÇÃO DOS DEBATES.





Sessão 2 – CINEMA NAS ESCOLAS (ESCOLA MUNICIPAL ALDA NUNES)

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
06/09/2011
Capacidade da sala:
100

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
15:40 HORAS
Número de espectadores:
100

Nome do filme***:
AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR SOBRE A TERRA
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
BETSE DE PAULA

Ano:
2005
Duração:
13 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
PREVIAMENTE AGENDADO, DIAS ANTERIORES CONTACTAMOS AS ESCOLAS ATRAVÉS DE SEUS DIRESTORES, PROFESSORES, FALAMOS DO PROJETO, DEIXAMOS OS FILMES PARA QUE FIZESSEM AS ESCOLHAS E POSTERIORMENTE VOLTAMOS PARA AGENDAR AS EXIBIÇÕES. NO DIA DAS EXIBIÇÕES CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES (UM PARCEIRO NOS AJUDOU COM O SEU CARRO/SR. LIXINHA), INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS E FICAMOS AGUARDANDO O MOMENTO. A DIRETORIA CONVIDOU OS ALUNOS A ASSISTIREM O FILME (DISSE PARA OS MESMOS) QUE DURANTE A SEMANA ESTARIA DISCUTINDO O QUE ASSISTIRAM E IRIAM FAZER UM RELATÓRIO/REDAÇÃO/CARTAZ EXEMPLIFICANDO O QUE ENTENDERAM E QUE CONSTASSE NA OPINIÃO OUTRO SENTIDO PARA
O FILME (CASO QUISESSEM MUDAR ALGUMA CENA). FOI MUITO IMPORTANTE E PRODUTIVO PARA TODOS. A ESCOLA FICOU DE AGENDAR OUTRA OPORTUNIDADE. ESTAMOS TENTANDO INSERIR O PROJETO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO. AS CRIANÇAS POR SUA VEZ DISSERAM QUE NÃO DEVEMOS MENTIR E QUE DEVEMOS CONFIAR EM DEUS. NADA EXISTE SEM ELE. FIZEMOS VÁRIAS PROVOCAÇÕES, OS PROFESSORES E DIRETORES COLABORARAM BASTANTE NA CONSTRUÇÃO DOS DEBATES.





Sessão 2 - CINEMA NAS ESCOLAS (ESCOLA MUNICIPAL ALDA NUNES)

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
06/09/2011
Capacidade da sala:
100

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
20:20
HORAS
Número de espectadores:
30

Nome do filme***:
VENTRE LIVRE
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

ANA LUIZA AZEVEDO
Ano:

1994
Duração:

47 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
PREVIAMENTE AGENDADO, DIAS ANTERIORES CONTACTAMOS AS ESCOLAS ATRAVÉS DE SEUS DIRESTORES, PROFESSORES, FALAMOS DO PROJETO, DEIXAMOS OS FILMES PARA QUE FIZESSEM AS ESCOLHAS E POSTERIORMENTE VOLTAMOS PARA AGENDAR AS EXIBIÇÕES. NO DIA DAS EXIBIÇÕES CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES (UM PARCEIRO NOS AJUDOU COM O SEU CARRO/SR. LIXINHA), INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS E FICAMOS AGUARDANDO O MOMENTO. A DIRETORIA CONVIDOU OS ALUNOS A ASSISTIREM O FILME (DISSE PARA OS MESMOS) QUE DURANTE A SEMANA ESTARIA DISCUTINDO E O QUE ASSISTIRAM IRIAM FAZER UM RELATÓRIO/REDAÇÃO/CARTAZ EXEMPLIFICANDO O QUE ENTENDERAM E QUE CONSTASSE NA OPINIÃO OUTRO SENTIDO PARA
O FILME (CASO QUISESSEM MUDAR ALGUMA CENA). OS ALUNOS (NA MAIORIA MULHERES ADOLESCENTES) DISSERAM QUE ESTE DOCUMENTÁRIO REMETE AOS DIAS ATUAIS E QUE CONSIDERANDO CIDADES DO INTERIOR E LUGAREJOS (COMO ESTE_enfatizando o local onde moram) AS MENINAS AINDA SENTEM RECEIO, INIBIÇÃO E VERGONHA DE TRAÇAR UM ARGUMENTO DESTE COM OS SEUS PAIS OU PESSOA MAIS PRÓXIMA DE SUA CONFIANÇA. PORÉM, CASO ACONTEÇA ALGO COM ELAS QUE ESTÃO PRONTAS PARA ASSUMIR AS CONSEQUÊNCIAS SEM PFRECISAR FAZER USO DA PRÁTICA ABORTIVA. DISSERAM QUE NÃO SÃO CRIMINOSAS E NÃO VÃO MATAR NINGUÉM. ASSUMEM O FILHO DA GRAVIDEZ, INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER SITUAÇÃO, MESMO QUE NÃO TENHAM QUALQUER APOIO, INCUSIVE DO PARCEIRO. FIZEMOS VÁRIAS PROVOCAÇÕES, OS PROFESSORES E DIRETORES COLABORARAM BASTANTE NA CONSTRUÇÃO DOS DEBATES. AO FINAL A DIRETORIA NOS REPASSOU DE QUE ESTA INOVAÇÃO TRARIA MUITO BENEFÍCIO PARA AS ESCOLAS, PRINCIPALMENTE PARA O TURNO NOTURNO ONDE EXISTE UM NÚMERO GRANDE DE EVASÃO DE ALUNOS.





Sessão 3 - CINEMA NAS ESCOLAS (ESCOLA MUNICIPAL EDE SANTOS)

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
08/09/2011
Capacidade da sala:
100

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
09:50
HORAS
Número de espectadores:
80

Nome do filme***:
TAMPINHA
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

JOÃO BATISTA MELO
Ano:

2004
Duração:

13 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
PREVIAMENTE AGENDADO, DIAS ANTERIORES CONTACTAMOS AS ESCOLAS ATRAVÉS DE SEUS DIRESTORES, PROFESSORES, FALAMOS DO PROJETO, DEIXAMOS OS FILMES PARA QUE FIZESSEM AS ESCOLHAS E POSTERIORMENTE VOLTAMOS PARA AGENDAR AS EXIBIÇÕES. NO DIA DAS EXIBIÇÕES CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES (UM PARCEIRO NOS AJUDOU COM O SEU CARRO/SR. LIXINHA), INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS E FICAMOS AGUARDANDO O MOMENTO. A DIRETORIA CONVIDOU OS ALUNOS A ASSISTIREM O FILME (DISSE PARA OS MESMOS) QUE DURANTE A SEMANA ESTARIA DISCUTINDO E O QUE ASSISTIRAM IRIAM FAZER UM CARTAZINHO SOBRE O FILME QUE VÃO ASSISTIR. OS ALUNOS (CRIANÇAS) SENTARAM-SE AO CHÃO DO PÁTIO, A PROFESSORA/DIRETORA PEDIU SILÊNCIO E DISSE QUE IRIAMOS ASSISTIR UM PEQUENINO FILME. FICARAM ATENTOS. APÓS, NÃO HOUVE COMO DIALOGARMOS FACE AO BARULHO E BRINCADEIRAS (COMUNS PARA A IDADE) ERA RECREIO.





Sessão 3 - CINEMA NAS ESCOLAS (ESCOLA MUNICIPAL EDE SANTOS)

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
08/09/2011
Capacidade da sala:
100

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
15:40
HORAS
Número de espectadores:
80

Nome do filme***:
TAMPINHA
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

JOÃO BATISTA MELO
Ano:

2004
Duração:

13 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
PREVIAMENTE AGENDADO, DIAS ANTERIORES CONTACTAMOS AS ESCOLAS ATRAVÉS DE SEUS DIRESTORES, PROFESSORES, FALAMOS DO PROJETO, DEIXAMOS OS FILMES PARA QUE FIZESSEM AS ESCOLHAS E POSTERIORMENTE VOLTAMOS PARA AGENDAR AS EXIBIÇÕES. NO DIA DAS EXIBIÇÕES CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES (UM PARCEIRO NOS AJUDOU COM O SEU CARRO/SR. LIXINHA), INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS E FICAMOS AGUARDANDO O MOMENTO. A DIRETORIA CONVIDOU OS ALUNOS A ASSISTIREM O FILME (DISSE PARA OS MESMOS) QUE DURANTE A SEMANA ESTARIA DISCUTINDO E O QUE ASSISTIRAM IRIAM FAZER UM CARTAZINHO SOBRE O FILME QUE VÃO ASSISTIR. OS ALUNOS (CRIANÇAS) SENTARAM-SE AO CHÃO DO PÁTIO, A PROFESSORA/DIRETORA PEDIU SILÊNCIO E DISSE QUE IRIAMOS ASSISTIR UM PEQUENINO FILME. FICARAM ATENTOS. APÓS, NÃO HOUVE COMO DIALOGARMOS FACE AO BARULHO E BRINCADEIRAS (COMUNS PARA A IDADE) ERA RECREIO.





Sessão 4 – “SESSÃO ESPECIAL CIN’EDUCA”

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
16/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18:30
HORAS
Número de espectadores:
17

Nome do filme***:
PEIXE FRITO
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

RICARDO DE PODESTÁ
Ano:

2005
Duração:

19 min

Descrição da Sessão**

NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. NÃO HOUVE COMENTÁRIOS A ACRESCENTARMOS.





Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
16/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19:00
HORAS
Número de espectadores:
21

Nome do filme***:
RUA DAS TULIPAS

Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

ALÊ CAMARGO
Ano:

2007
Duração:

10 min

Descrição da Sessão**

NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. NÃO HOUVE COMENTÁRIOS.




Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
16/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19:40
HORAS
Número de espectadores:
15

Nome do filme***:

PAJERAMA
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

LEONARDO CADAVAL
Ano:

2008
Duração:

9 min

Descrição da Sessão**

NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. NÃO HOUVE COMENTÁRIOS.




Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
16/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
20:20
HORAS
Número de espectadores:
11

Nome do filme***:
O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA

Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

MARCOS PIMENTEL
Ano:

2005
Duração:

15 min

Descrição da Sessão**

NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. ACHARAM INTERESSANTE E FIZERAM UMA COMPARAÇÃO COM UM CIRCO QUE ESTEVE AQUI. RELATARAM AS DIFICULDADES QUE ENFRENTAM OS PEQUENOS CIRCOS E ACREDITAM QUE A SOBREVIVÊNCIA DESTES CIRCOS ESTÁ NUM BOM PALHAÇO (PARA ATRAIR O PÚBLICO) E ACHAM QUE ÀS VEZES PASSAM ATÉ FOME.




Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
16/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
21:00
HORAS
Número de espectadores:
9

Nome do filme***:

BANCO DE SANGUE
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:

LUIZ MONTES/CARLA GALLO
Ano:

1998
Duração:

4 min

Descrição da Sessão**

NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. NÃO HOUVE COMENTÁRIOS.





Sessão 5 –

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
23/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18:30 HORAS
Número de espectadores:
30

Nome do filme***:
CAÇADORES DE SACI
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
SOFIA FEDERICO

Ano:
2005
Duração:
13 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. O FILME EXIBIDO LEMBROU (segundo os espectadores) QUE OS SEUS PAIS DISSERAM DA INEXISTENCIA DE SACIS E QUE ELES SÃO MALVADOS E QUE NÃO DEVEMOS IMITÁ-LOS E QUE O DEVEMOS ESTUDAR PARA SER GENTE IMPORTANTE NA VIDA.




Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
23/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
19:00 HORAS
Número de espectadores:
30

Nome do filme***:
AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR SOBRE A TERRA
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
BETSE DE PAULA

Ano:
2005
Duração:
13 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. DISSERAM QUE UMA PESSOA SEM FÉ E SEM DEUS FAZ TUDO ERRADO NA SUA VIDA.





Sessão 6 –

Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)

Data:
30/09/2011
Capacidade da sala:
200

(  X ) Filme brasileiro
Onde o Cine conseguiu o filme?
PROGRAMADORA BRASIL
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado

Hora:
18:30 HORAS
Número de espectadores:
20

Nome do filme***:
SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros


Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
TARCÍSIO LARA PUIATI

Ano:
2004
Duração:
13 min

Descrição da Sessão**

(A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
NÃO HOUVE CHAMADA PARA OS ANÚNCIOS (FALTA DE RECURSOS PARA PAGAR OS ANUNCIANTES) DIA ANTERIOR PREGAMOS ALGUNS CARTAZES NOS PRINCIPAIS PONTOS. DIA DA EXIBIÇÃO (15 HORAS) CARREGAMOS OS EQUIPAMENTOS PARA O LOCAL DE EXIBIÇÕES, INSTALAMOS, TESTAMOS E DEIXAMOS RODAR UM SOM MUSICAL E CHAMADAS GRAVADAS DO CINE CLUBE, VARREMOS O LOCAL, ARRUMAMOS AS CADEIRAS EMPRESTADAS. NO HORÁRIO PREVISTO INICIAMOS A EXIBIÇÃO. O FILME EXIBIDO LEMBROU (segundo os espectadores) QUE DEVEMOS SEMPRE AJUDAR AS PESSOAS QUE PRESISAM DE APOIO E QUE ADORAM QUANDO CHEGA A FESTA DE SÃO JOÃO, POIS, GOSTAM DA FOGUEIRA, QUADRILHAS, COMIDAS, ETC). FALAMOS DE CADA SENTIDO PROVOCADO (FOGUEIRA/QUADRILHAS/COMIDAS...) FOI M UITO BOM.






  • Relatório Contínuo
    Mês de OUTUBRO/2011

    CINEMA NA SEXTA

    Razão Social:
    FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO RALILE

    Nome do Cineclube:
    CINE CLUBE PROFESSOR RALILE
    Nome do local de exibição:
    SOCIEDADE RECREATIVA DE DESPORTOS BAHIA - MINAS

    Endereço completo do local de exibição:
    RUA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, Nº. 529 – DISTRITO DE PONTA DE AREIA – CARAVELAS - BA
    Nome do responsável pelo preenchimento deste Relatório:
    CARLOS BENEDITO DE SOUZA




    Sessão 1

    Dados da sessão
    Dados do(s) filme(s) exibido(s)

    Data:

    07/10/2011
    Capacidade da sala:
     200

    ( X ) Filme brasileiro
    Onde o Cine conseguiu o filme?
    PROGRAMADORA BRASIL
    (   ) Filme estrangeiro
           (   ) Dublado
           (   ) Legendado

    Hora:

     18:30 horas
    Número de espectadores:
    10

    Nome do filme***:

    MORO NO BRASIL
    Título original:
    Apenas para filmes estrangeiros


    Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
    R$

    Diretor:

    MIKA KAURISMÄKI
    Ano:

    2002
    Duração:

    104 min

    Descrição da Sessão**

    (A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
    A primeira reação dos espectadores foi verem que existia nenhuma cadeira no local (fomos pegos de surpresa, foram emprestadas para uma outra festa). Ficaram 10 pessoas (crianças/adultos). Na construção debate verificamos a admiração que tiveram quanto as paisagens observadas, a riqueza da cultura dos moradores, a cultura e principalmente de que o cantor não era valorizado como cantor e sim como um trabalhador comum do lugar.



    Sessão2

    Dados da sessão
    Dados do(s) filme(s) exibido(s)

    Data:
    14/10/2011
    Capacidade da sala:
    200

    ( X  ) Filme brasileiro
    Onde o Cine conseguiu o filme
    PROGRAMADORA BRASIL
    (   ) Filme estrangeiro
           (   ) Dublado
           (   ) Legendado

    Hora:

    19:30 HORAS
    Número de espectadores:


    Nome do filme***:

    BMW VERMELHA
    Título original:
    Apenas para filmes estrangeiros


    Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
    R$

    Diretor:
    REINALDO PINHEIRO
    EDU RAMOS

    Ano:
    2001
    Duração:
    22 min

    Descrição da Sessão**

    (A descrição deve ter entre 600 e 1200 caracteres)
















     

        PageRank

        Destaque

        SANTO ANTONIO DE BARCELONA _ DESFILE CÍVICO

        https://youtu.be/30XglqDW1kQ?si=VGRevChubHe6LqGU

        HOMENAGENS