Pesquisar

INSTITUCIONAL

Utilidade Pública Estadual nº 13.276/2015
Utilidade Pública Municipal nº 0352/2011

Razão Social 

FUNDAÇÃO NÚCLEO BÁSICO DE ASSISTÊNCIA - NBA

 Fundada em 06/06/1999


Principal área de atuação: 

CULTURA, EDUCAÇÃO & MEIO AMBIENTE"

Nome Fantasia

                                        

                                                     

2014


2013

2012


2015 

2011


HOMENAGEM ESPECIAL E DIGNA

PROF. BENEDITO PEREIRA RALILE, apesar de traços fortes e aparentemente duros, era dotado de simplicidade impar e de um coração maior que ele próprio. Benedito Pereira Ralile, natural de Caravelas, nascido a 21 de junho de 1921, de família pobre, o pai era balconista, teve uma infância marcada por momentos difíceis. Ficou órfão muito cedo, perdendo os pais aos 14 anos, tendo sido criado por seu avô que era advogado. O jovem Ralile cursou o primeiro grau ainda em Caravelas e concluiu o ginásio em Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais. Findo o ciclo de estudos, retornou a Caravelas onde começou a trabalhar como auxiliar de escritório, mais tarde chefe de escritório, e escrivão da Vara Civil. Ralile, herdando a tradição do avô, foi advogado mesmo sem nunca ter frequentado uma faculdade de direito. Porém era tamanha a sua dedicação e amor pela causa educativa, que por um bom tempo dedicou-se única e exclusivamente a essa atividade. Ainda em Caravelas, iniciou sua vida como educador, fundando o Colégio Santo Antônio. Daí em diante não parou mais na sua incansável luta pela formação de uma juventude sadia, culta e educada. Nessa caminhada, por onde passava ia deixando sua marca. Foi assim em Lagedão onde também fundou um colégio e mais tarde em Prado dirigiu o Colégio São José. Uma fatalidade aproximou Ralile e Itamaraju. Em 1964 a revolução que implantou a ditadura militar suspendeu as garantias individuais dos cidadãos que só deixou marcas tristes na memória dos brasileiros afastou o Sr. Geraldo Magela do cargo de diretor de uma pequena escola de três salas de aulas localizada na Praça da Independência no então recém-nascido município de Itamaraju. Com a vacância no cargo, Ralile, ainda em Prado, é convidado a ocupá-lo, dividindo-se entre o Colégio São José e o de nossa cidade. Iniciava-se ali a época áurea do ensino de Itamaraju. Com a firmeza e sabedoria que lhe eram peculiares, ampliou o colégio, contratou novos professores, transformando o seu "Ginásio" na melhor instituição de ensino da região. Sempre preocupado em demonstrar aos políticos a necessidade de olhar com cuidado para a educação, não sabia o mestre, que por uma decisão política o Ginásio Augusto Carvalho seria destruído ficando em seu lugar uma praça deserta e sem vida em pleno centro da cidade onde nem mesmo uma erva daninha faz questão de nascer, como se a própria natureza ainda hoje rejeitasse ato tão vil. Com muita tristeza, Benedito Ralile, assistiu a tudo, para em seguida afastar-se por algum tempo das atividades educacionais dedicando-se à prática da advocacia. A sua personalidade independente e progressista o levou a fundar em Itamaraju a Loja Maçônica Deus - Caridade e Justiça - e a assumir o cargo de diretor da Escola de 2º Grau Visconde de Cairu.

 Ralile era o primeiro a chegar no colégio e o último a sair. Desfiles cívicos que organizava ainda estão gravados na memória de muitos itamarajuenses. Ele sentia um grande prazer em estar sempre ao lado da juventude. Ninguém jamais amou tanto Itamaraju. Enquanto trabalhava incansavelmente, Ralile sonhava um dia ver nesta cidade uma universidade para que os jovens pudessem prosseguir seus estudos sem precisar deslocar-se a outras regiões. Um sonho que a doença não deixou que ele transformasse em realidade. Apesar de tudo, mesmo doente, continuou trabalhando como diretor do Visconde de Cairu, até que no dia dedicado às crianças, 12 de outubro, no ano de 1984, vencido pelo câncer linfático, partia desta vida. Um homem de conduta perfeita, honestidade acima de qualquer suspeita e sabedoria incomum, que deixou as marcas da sua presença por onde passou, nas mentes e corações de todos que tiveram o privilégio da sua convivência. Enfim, um homem que apesar de ter nascido em Caravelas, sempre se orgulhou de ser, um cidadão Itamarajuense.

 Numa homenagem à educação, ao carinho, ao zelo com que este cidadão dedicou-se ao ensino em Itamaraju, o centro educacional formado pelo Colégio Visconde de Cairu e Escola de Primeiro Grau Reitor Edgard Santos, tem o nome de Centro Educacional Professor Benedito Pereira Ralile.

 (mensagem do jornal Itamaraju)

Itamaraju - Ba, 12 de outubro de 1984.

21.06.1921 - 12.12.1984


CURRÍCULO INSTITUCIONAL

A FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO PEREIRA RALILE, estabelecida à Rua Riachuelo, nº. 540 no Distrito de Ponta de Areia, município de Caravelas, estado da Bahia, é uma Organização Social Não Governamental, registro no CNPJ sob o nº. 05.295.445/0001- 60 criada em 06 de junho do ano de 1999, detentora da Moção História n° 1/2005 da Câmara Municipal de Vereadores, Utilidade Pública Municipal sob nº. 0352/2011 e Utilidade Pública Estadual sob nº 13.276/2015. Atua no segmento da Educação, Cultura, Meio Ambiente e Defesa Social, conforme constituição.

Ao longo dos anos, realizou trabalhos educacionais / culturais com diversas unidades escolares do município, universidades circunvizinhas, aplicando palestras, construção de vídeos- documentários, discussão da história do município de Caravelas, conceitos básicos e relevantes para o aprimoramento do senso crítico do jovem. Em 2006, publicamos a Obra  Literária inédita intitulada de “RELATOS HISTÓRICOS DE CARAVELAS, desde o Século XVI”, ISBN nº 85-60495-00-2.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Caravelas, desenvolveu o projeto “CONCURSO DE MARCHINHAS CARNAVALESCAS (Prêmio Antonio Carrilho)” cujo segmento originou a busca por talentos locais e produção audiovisual das obras contempladas.

Atuou e participou ativamente na Conferência Municipal de Cultura. Em 2010, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizou o “I CONCURSO DE CONTOS DA CIDADE” (2010), cujo projeto tem a Coordenação do Fórum Permanente de Pensamento e Memória. Esse feito, gerou a produção de vários livros _ retratando a importância de nossa cultura, através dos “CAUSOS” coletados e contados pela comunidade, resultado que da publicação de um livro, posteriormente distribuídos à comunidade e escolas.

De 2009 a 2012, atuou em parceria nas comemorações festivas de aniversário do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – PNM / ABROLHOS,  relevante serviço de enaltecimento dos valores humanos aos “POVOS DO MAR” que contribuem para a preservação da flora e fauna de nossa região. Além desses vídeos documentários produzidos, nossa plataforma virtual menciona outros, compartilhados às escolas e comunidades e encontram-se principalmente em nosso blog: wwwfundacaoralile.blogspot.com.

Em 2011, fomos contemplados com o Projeto do Cine Mais Cultura - Bahia, onde recebemos diversos equipamentos (hoje necessitando de reposição e manutenção) para gerir o CINE CLUBE (atualmente, os filmes são exibidos a cada 15 dias em locais alternados), priorizando-se a própria sede da instituição e locais públicos e respeitando a pandemia.

Com o propósito de melhorar a transparência dos objetivos, construímos o site: wwwfundacaoralile.blogspot.com e facebook https://www.facebook.com/fundacaoRalile divulgando as atividades, propostas e contribuindo com informações com a comunidade, estudantes de todos os níveis, pesquisadores, fornecendo conhecimentos, principalmente, culturais, educacionais, históricos, sociais e políticos. Em 2011, fomos contemplados com o Prêmio Mais Cultura de Ponto de Leitura o que dinamizou as nossas ações, através da leitura compartilhada. Somos Ponto de Cultura, conferido pelo Edital 001/2014, TCC 05/2016. Do período de 2012 a 2016 estivemos parceiros do Instituto Votorantim/Fibria Celulose para apoio e aporte aos projetos educacionais, onde permitiu-nos fortalecer as exibições de filmes pelo CineClube e oferecer diversas OFICINAS TEMÁTICAS para estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Públicas e Comunidade em geral. 
Em 2017 e 2018 focamos nas atividades do Plano de Ação do projeto do Ponto de Cultura.

A Fundação Professor Benedito Ralile é integrante de vários Conselhos Municipais



CONSELHO ADMINISTRATIVO

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA 

Mandato: 06/06/2021 a 06/06/2025

Diretora Presidente    

MARIA DAJUDA DE JESUS ROCHA


Diretor Secretário

LEANDRO LUIS GONÇALVES DE OLIVEIRA


Diretor de Recursos Financeiros

CARLOS BENEDITO DE SOUZA


Conselho Memorial


Diretor Geral

OTÁVIO LOPES


Diretor de Redação e Marketing

-
MARIA BETÂNIA SOUZA PARANAGUÁ 


Diretor Patrimonial

HELDER MACHADO LEMOS


Conselho Fiscal

VERA LÚCIA MONTEIRO DA FRANCA

GELÚCIA DOS SANTOS LEANDRO

DANIEL OLIVEIRA FRANCO



Nenhum comentário:

Destaque

SANTO ANTONIO DE BARCELONA _ DESFILE CÍVICO

https://youtu.be/30XglqDW1kQ?si=VGRevChubHe6LqGU

HOMENAGENS